As pessoas que vencem neste mundo são as que procuram as circunstâncias de que precisam e, quando não as encontram, as criam. (Bernard Shaw)

quinta-feira, 29 de abril de 2010

Educação 2.0: Como aprender a empreender na Web 2.0



Por Sidney Vieira

Muito já tem sido discutido a respeito da educação empreendedora e Web. Por isso, minha proposta é relativizar os assuntos e dar um novo enfoque que acredito ser importante e, a meu ver, pouco ressaltado até aqui. A fim de preparar o terreno para discutir o assunto, farei uma breve recapitulação.

Nos anos 80 pesquisas encomendadas pela USAID (Agencia Nacional de Desenvolvimento dos Estados Unidos) comprovaram a existência de determinados tipos de comportamentos próprios de empreendedores vitoriosos. Esta constatação reafirmou a teoria de Peter Drucker (1.120.000) de que o empreendedorismo (2.220.000) não é uma ciência, nem arte e sim uma pratica. Já nos anos 90 Jeffry Timmons, foi mais longe e descreveu o empreendedorismo como uma revolução comportamental silenciosa que será para o século XXI mais do que a revolução industrial foi para o século XX.

Já o termo Web 2.0 (492.000.000) é uma designação da segunda geração da Word Wide Web. Para Vinton Cerf (497.000), considerado um dos pais da internet, este novo ambiente representa uma explosão na oferta de serviços on-line, totalmente interligados. “Já estamos vivendo uma fase de transição, em que a internet deixa de ser uma rede de conexão de dados e pessoas para tornar-se uma 'rede de todas as coisas", afirma.
Este ambiente potencializa novas formas de interação e colaboração entre seus usuários e pela sua participação na criação, edição e publicação de novos conteúdos on line. Para Aleksandar Mandic (122.000) a Web 2.0 pode representar para a Internet o mesmo que a interface gráfica representou para o PC em termos de simplificação de uso, de popularização e de criação de novos modelos econômicos.

Apesar das relevantes possibilidades na oferta de serviços on-line da Web 2.0, a verdade é que, sem uma atualização comportamental o empreendedor corre o risco de não se beneficiar destas oportunidades tecnológicas, o que seria um verdadeiro paradoxo. Por outro lado, nunca foi tão fácil e rápido aprender a empreender com os recursos da Web 2.0.

Como eu disse, embora a Web 2.0 seja uma fonte de oportunidades e aquisição de conhecimento, a Web 2.0 não vai simplesmente revolucionar os negócios ou transformar a educação espontaneamente, como que por autocatálise. Existe a necessidade de buscar e interagir com este conhecimento que hoje é de todos para todos.

Então, como evoluir para a educação 2.0 (1.090.000) com a Web 2.0? Como ganhar dinheiro com a Web 2.0? Como aprender a empreender com a Web 2.0? Como ampliar nossa rede de contatos? Como...

Acredito que uma analise rápida de alguns comportamentos empreendedores e sua relação com alguns serviços da Web, sejam suficientes para nortear reflexões sobre estes questionamentos.

Para começar escolhi o comportamento Busca de Oportunidade e Iniciativa (3.220.000), que é a capacidade de ficar atento a tudo que acontece a sua volta, identificando as necessidades, tendências e tudo que possibilite a criação ou ampliação de bens e serviços. Será que nossos jovens empreendedores estão atentos ao cargo de analista de mídias sócias que esta explodindo em nosso país?
Quando as pequenas produtoras de vídeo perceberão que existe uma demanda por produtores de vídeo para internet? Para muitos a segunda vida somente ocorre após a morte, mas tem gente bem viva ganhando com a segunda vida???
Se você conhece o Twitter, Facebook, Youtube, Blogs, Second Life e orkut, então sabe do que eu estou falando, caso contrario vai para Web e comece a repensar sobre este comportamento empreendedor.

O próximo comportamento é a exigência de qualidade e eficiência (396.000), que ocorre em empreendedores que mudam tudo se for preciso para alcançar produtos e serviços com mais qualidade e eficiência. Seu lema é fazer sempre mais e melhor para satisfazer ou superar as expectativas. Já pensou a eficiência dos empreendedores que utilizarem seu microblog para saber as noticias e novidades instantaneamente? Harmonizar, aproximar e informar em primeira mão aos clientes e colaboradores é demonstração de eficiência e qualidade, mas quantos empreendedores fazem isso com sua rede social e cursos a distância? Quantas empresas estão ganhando tempo e demonstrando eficiência através da criação e consulta de hipertextos? Imagine as vantagens competitivas dos empreendedores que ampliam seu conhecimento através da aprendizagem a distancia e assíncrona? Estas possibilidades e muitas outras já estão disponíveis na Web e podem ampliar a qualidade e eficiência de seu produto ou serviço. Se você não sabe do que estou falando, esta na hora e conhecer o Twitter, Wiki e a educação a distancia.

Para fechar esta analise escolhi o comportamento persuasão e rede de contatos (198.000), que caracteriza empreendedores que utilizam estratégias deliberadas para influenciar ou persuadir os outros. Então, como eu escrevi no inicio deste artigo a minha proposta é relativizar os assuntos e dar um novo enfoque que acredito ser importante e, a meu ver e pouco ressaltado até aqui.

Nosso papel como educadores, lideres e agentes de transformação é usar estratégias para influenciar, persuadir e demonstrar a inegável necessidade de aprender a empreender com a Web 2.0.

Ahh... você pode estar perguntando o que são estes números que acompanham algumas expressões? É simples: são os resultados apresentados no google.

Sidney Vieira
Consultor Especialista em Gestão Estratégica de Negócios

Nenhum comentário:

Postar um comentário